SonicWall expõe novos dados de ciberataques e ameças.

SonicWall expõe novos dados de ciberataques e comportamentos de agentes de ameaças em relatório mais recente.

Bill Conner, Presidente e CEO da SonicWall, fala sobre a evolução dos ataques cibernéticos e a importância de proteger sua empresa diante a um cenário onde o perímetro das organizações não possuem mais fronteiras.

Segundo Conner, "nunca houve tanto a se defender, você tem a tarefa de proteger sua organização contra tudo - o conhecido e o desconhecido".
Nos últimos 5 anos, os cibercriminosos sobrecarregaram as organizações com um grande volume de ataques. A meta era atingir alvos mais evasivos com ataques mais brandos. A partir de 2019, foi possível observar que, apesar deste número de ataques terem diminuído, os mesmos se tornaram mais direcionados e mais eficientes. Os alvos mais visados pelos criminosos foram os setores de saúde e governo.

No total, os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs, registraram 9.9 bilhões de ataques de malware em 2019 - uma queda estimada de 6% a cada ano.

sw_r1
Alguns pontos de destaque do relatório da SonicWall 2020:

  • Ransomware estão focados em alvos governamentais Cibercriminosos estão usando o ransomware para atacar, "cirurgicamente", vítimas com maior probabilidade de pagar. Foco em organizações com grandes números de dados confidenciais ou com grandes recursos.
  • Malware sem arquivo Ataques de malwares maliciosos que existem exclusivamente para atingirem a memoria RAM. Não gravam nenhuma atividade em disco, o que dificulta sua detecção.
  • Ameaças criptografadas se intensificaram Estas ameaças estão em constante crescimento. Até as empresas se organizarem para começar a inspecionar os acessos via TLS/SSl, este vetor de ataque será muito explorado.
  • Aumento do volume de malware da IoT Foram identificados um número alarmante de ataques a dispositivos como: veículos, prédios e outros dotados de tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede. A tendência é de que este número cresça ainda mais.

  • Fonte: Blog SonicWall