Microsoft apresenta 12 dicas para proteger seus dados e dispositivos conectados à internet

Aqui estão 12 dicas para manter seu e-mail, contas e dispositivos (incluindo aqueles que estão conectados à rede de sua organização) mais seguros contra ataques cibernéticos.

1

Desconfie de mensagens com links, especialmente aqueles que pedem informações pessoais


Links e sites falsos podem ser muito convincentes. Encontre um número de telefone no remetente ou no site oficial para que você possa chamá-los diretamente para confirmar se a mensagem é legal.
2

Fique atento às mensagens com arquivos anexados


Nunca abra anexos inesperados, mesmo que parecem vir de pessoas ou organizações que você confia. Se você está preocupado que a mensagem possa ser importante, ligue para o remetente para verificar.

3

Apenas compartilhe informações pessoais em tempo real


É sempre melhor compartilhar informações pessoais pessoalmente ou por telefone. Se precisar enviar por e-mail, utilize as ferramentas de criptografia do Microsoft Outlook.
4

Fique sem senha e use um aplicativo autenticador para maior segurança


Sua senha não pode ser roubada se você não tiver uma. Ative "passwordless" para sua conta Microsoft para entrar com seu telefone ou Windows Hello em vez disso.

5

Se você precisar usar senhas, utilize senhas fortes com um gerador de senhas


Senhas fortes têm pelo menos 14 caracteres aleatórios e símbolos. Use o Microsoft Edge para lembrar senhas e gerenciar alterações de senha.
6

Ative o recurso de bloqueio em todos seus dispositivos móveis


Utilize sempre um PIN, impressão digital ou reconhecimento facial para desbloquear o seu dispositivo.

7

Mantenha sempre seus softwares atualizados


Muitas atualizações de aplicativos, navegadores e sistemas operacionais contém correções de segurança para problemas ativos no momento, então instale prontamente para manter os padrões de segurança mais recentes.
8

Certifique-se de que todos os aplicativos em seu dispositivo sejam legítimos


Instale apenas aplicativos oficiais em seus dispositivos.

9

Utilize o Windows 11 e ative a proteção contra adulteração de suas configurações de segurança


Sempre use a versão mais recente do Windows. A proteção contra adulterações bloqueia alterações não autorizadas às suas configurações de segurança.
10

Reduza sua superfície de ataque


Elimine conexões de internet desnecessárias, restrinja portas abertas e use ferramentas de scaneamento para verificar potenciais pontos fracos em seu ambiente digital, para que você possa tomar uma ação e mitigar os riscos.

11

Utilize a ferramenta de escaneamento de firmware


Faça um rastreamento em seu ambiente de trabalho em busca de possíveis pontos fracos, para que você possa agir e mitigar os riscos.
12

Não transfira arquivos que contenham definições do sistema


Enviar as definições de seu sistema através de canais não seguros ou para pessoas que não precisem destas informações podem permitir ataques ao seu cenário digital, corrompendo seus processos e tornando seu ambiente vulnerável.