A equipe NetSol trabalha com mensagens eletrônicas há mais de 25 anos. Tudo começou no ano de 1992, quando Jorge Eduardo Quintão, fundador da NetSol, começou a administrar mensagens eletrônicas das redes de BBS’s, Bulletin Board Systems, FidoNet e RBT.A FidoNet foi uma rede de troca de mensagens eletrônicas entre BBS’s. Fundada em 1984 por Tom Jennings, que morava na Califórnia, a FidoNet foi trazida para Minas Gerais em 1992 por Jorge Eduardo Quintão, que também participou da fundação da RBT, Rede Brasileira de TeleInformática e da LusoNet. Um pouco desta história pode ser vista na página História da RBT.A RBT chegou a possuir 130 BBS’s filiados, que realizavam troca diária de dados para transferência das mensagens eletrônicas. |
|
Nesta época a rotina de um usuário de BBS que queria ler suas mensagens era bem diferente do que temos hoje.O usuário precisava entrar no BBS, selecionar o menu de mensagens e fazer o download do pacote de mensagens para leitura offline (como a conexão era pela linha telefônica, ficava inviável ficar conectado o tempo todo para ler e responder as mensagens).Com o pacote de mensagens para leitura offline recebido, o usuário se desconectava do BBS e então chamava o Blue Wave Offline Mail Reader, onde podia ler e responder as mensagens. Finalizada a leitura/escrita das mensagens, o usuário se conectava novamente ao BBS para o envio do pacote de mensagens.Mensagens endereçadas a outros BBS’s eram encaminhadas de madrugada, utilizando as redes FidoNet, RBT e LusoNet. |
Algum tempo depois, alguns BBS’s de forma pioneira começaram a disponibilizar o envio de e-mails pela internet através de um nó de rede no Rio de Janeiro. O IBASE, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, era responsável por este nó e redistribuía as mensagens para a internet (que nesta época só existia no meio acadêmico) através de links ligados às universidades brasileiras. O envio de um e-mail levava em média 24 horas para chegar ao destino, pois a troca de mensagens entre os BBS’s e o IBASE aconteciam somente de madrugada. |
Em 1995, o Brasil veio a conhecer uma tecnologia pela qual posteriormente iria se apaixonar. Pela primeira vez, o cidadão comum podia ter acesso à internet na modalidade IP discado. O BHNET, provedor internet fundado pelos diretores da NetSol, foi novamente pioneiro e começou a oferecer o acesso aos usuários de Minas Gerais. Além da navegação web e da transferência de arquivos via FTP, o BHNET oferecia um endereço de e-mail para seus usuários. Através deste e-mail, era possível encaminhar e-mail para qualquer pessoa conectada à Internet no mundo. O tempo da entrega das mensagens diminuiu bastante e os leitores de correio também evoluiram.O índice de SPAM era próximo de zero e ter um e-mail era símbolo de status. A maioria das conexões ainda era discada, o que fazia com que as pessoas fizessem a conexão para envio e recebimento das mensagens. O sendmail era o principal servidor de correio, e os webmail ainda tinham uma interface muito simples. |
O tempo passou e hoje temos um cenário bem diferente. A maioria dos usuários já faz o acesso ao e-mail usando o navegador web ou dispositivos móveis como smartphones e tablets.Cada empresa possui um servidor de e-mail local ou hospeda o seu domínio na nuvem. O spam se tornou um problema bem mais chato, e, o e-mail é o alvo preferido de hackers que tentam iniciar um ataque por e-mail. |
A equipe NetSol continua trabalhando para oferecer sempre o que existe de melhor para seus clientes. Atualmente a NetSol oferece várias soluções de correio (NetSol Share, Zimbra, Office 365, NetSol Mail Archive, NetSol Mail Filter, NetSol MX Backup, etc).Nos últimos tempos, a NetSol tem se especializado em montar cenários híbridos com parte das contas de um domínio localmente (on-premises) e parte das contas na nuvem, parte das contas no Office 365. Se você precisa melhorar o serviço de correio da sua empresa, converse com a Equipe NetSol! |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |